Minha vida de corredor - Eduardo Hanada - 01


3a Meia maratona Internacional de Florianópolis

3a Meia maratona Internacional de Florianópolis

Fotos da Corrida

Video da Largada

Vídeo da corrida

Resultado

Essa foi a minha 3a participação na Meia maratona Internacional de Florianópolis e a minha 10a Meia maratona. Durante a semana estava um pouco desanimado pelo meu último desempenho na Meia maratona de Joinville. Será que o meu condicionamento tinha caído tanto assim, a ponto de ter que caminhar várias vezes?

Entretanto, para a minha alegria o clima foi ficando mais ameno. Isso fez com que eu ficasse um pouco mais animado e até arriscando como meta abaixar o meu tempo do ano passado de 1h47min09.

A previsão era da participação de mais de 2 mil atletas, e ciente da dificuldade para estacionar o carro e pegar o chip, que seria entregue no dia da corrida, eu e o Enio combinamos de chegar 1:30 antes da largada. Dito e feito, conseguimos a última vaguinha que estava dando sopa lá por perto.

Enquanto aguardava a largada ia chegando o pessoal dos loucos por corridas. Também tivemos o prazer de conhecer o pessoal do Facerunners de São José dos Campos, principalmente o Roberto Itimura e o Ronnie cujo contato tinha sido somente pelo Facebook. Muito legal esse intercâmbio e poder conhecer pessoalmente essa turma.

Novamente dei bobeira na largada e na hora que fui me alinhar só consegui ficar no bloco intermediário. Todos os atletas das provas de 5 Km, 10 Km e meia maratona saíram juntos, por isso havia uma grande concentração. Isso prejudica um pouco o desempenho no início da prova. A vantagem é que as pistas da beira mar são largas e facilita um pouco a dispersão.

Dessa vez larguei bem confiante e determinado a cumprir a minha estratégia de fazer os 10 primeiros quilômetros com pace de 4:50 min/Km e depois tentar sustentar o pace em torno de 5 min/Km. Consegui  largar não tão forte como de costume, bastante concentrado no meu plano. Seguimos em direção ao túnel da beira mar Sul, de onde fizemos o retorno. Como o tempo estava fresquinho, nesse primeiro trecho eu nem precisei de água, mesmo porque estava disputado os copinhos de água.

Nos 4 primeiros quilômetros corri bem tranquilo, conseguindo manter o pace um pouco abaixo do previsto: 4:46, 4:45, 4:40 e 4:42, respectivamente. Já no retorno o amigo Sebastião emparelhou e seguiu ao meu lado dando aquela força até o 9o Km (ele fez os 10 Km). O mais legal foi que mesmo com as subidas nos viadutos consegui manter o ritmo. Do 5o Km ao 9o Km meus paces se mantiverem praticamente constantes: 4:50, 4:53, 4:51, 4:45 e 4.47, respectivamente.

A essa altura saquei o meu primeiro gel para repor um pouco as energias e comecei a me hidratar. Já estava mais fácil para pegar água, pois os atletas dos 5 e 10 Km já haviam retornado. Consegui fechar o 10o Km com o tempo de 47min48s, com pace de 4:49. Bem dentro do planejado. A partir daí era tentar sustentar o ritmo.

Seguimos em direção a UFSC e o sol ameaçou abrir. Sorte que foi somente por alguns instantes. O bom é que agora o percurso era todo plano até o final. Mas começava a ficar mais difícil sustentar o ritmo. Não queria deixar passar dos 5 min/Km e fui me esforçando e conseguindo manter: 4:58 (11o Km), 4:49 (12o Km), 4:56 (13o Km), 4:57 (14o Km). No 15o Km deu uma escapadinha e foi para 5:02. Isso já era no retorno da UFSC. A partir daí seria uma reta só. Tomei o meu segundo gel e segui focado no meu objetivo.

Na minha mente, brigando contra o meu corpo, vinha a possibilidade de conseguir baixar bem o meu melhor desempenho em meias maratonas. Não podia perder uma chance dessa. E agora faltavam somente 6 quilômetros. Apertei novamente um pouco o ritmo e consegui voltar para 4:49 no 16o Km, 4:53 no 17o Km, 4:55 no 18o Km e 4:53 no 19o Km.

Depois de tanto esforço estava pertinho do meu recorde pessoal. Diferentemente das outras meias que já fiz, estava chegando bem, apesar de bastante cansado. Ainda no 20o Km sustentei os 4:56. A partir daí  era correr com o coração e queimar qualquer sobra de energia. Forcei o que dava e consegui fechar o 21o Km em 4:43. Como ainda acelerei um pouco no final, consegui fazer inclusive algumas ultrapassagens. A chegada foi muito legal, pois passamos por um verdadeiro corredor formado pelo público presente, que dava aquela energia para o sprint final.

Como estava brigando por um tempo melhor forcei até cruzar a linha de chegada. E olhando para o relógio oficial tinha visto o tempo de 1h43min13s e o meu Garmin 1h42min e alguma coisa. Já sabia que tinha feito uma prova além das minhas expectativas, por isso estava bastante contente. Com o resultado oficial veio a certeza:1h42min36s. Um tempo inacreditável pelo meu atual condicionamento.

Estava muito cansado, mas satisfeito, esperando aquele Gatorade gelado na chegada, que não veio. Somente água e bergamota verde para os atletas. Isso, depois de 21 Km. Tive que ficar só na água mesmo, e sorte que ainda tinha uma barrinha de cereal que havia trazido.

Não sei se um dia vou conseguir repetir esse feito. Mas de qualquer forma pra mim foi muito gratificante reduzir o meu tempo em mais de 4min30s em relação ao ano passado que havia concluído em 1h47min09s.

Agora já começo a acreditar que posso chegar no sub 1h40min na meia maratona !!!

Beira mar tomada pelos atletas

1a. parte da prova

Eu e o Sebastião passando pelo ponto de largada

Reta e sprint final

Renato e os amigos Facerunners Ronnie e Roberto

Local: Beira mar norte - Florianópolis / SC 

Horário: 7:30 Hs 
Distância: 21,097 Km (21,21 Km) 

Inscrição: R$ 54,00  
Kit: Camiseta, hidratantes, barra de cereal, chip e número do peito    

Tempo: 1h42min36s
Pace: 4:50 min/Km

Colocação: 38 de 134 (categoria 40-44 anos) 
Colocação: 300 
de 900 (masculino) 
Colocação: 331 
de 1113 (geral)



Escrito por Eduardo Hanada às 23h02
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Histórico
    Outros sites
      Minha vida de Corredor (www.ehanada.zip.net)
      Corridas em Santa Catarina
      Acorsul
      Acorsj
      Ativo
      Fotos Foco Radical
      Fotos Trilhas BR
      Cronoserv
      Chiptiming
      Corville
      Blog Dyego de Campos
      Blog Diego da Costa
      Blog Egomar
      Blog Fabio Namiuti
      Blog Renato Ventura
      Blog Sebastião Santos
      Blog do Totó
      Blog Guilherme Preto
      Blog Enio Augusto
      Erunner
      Calculos e Indices
      Track and Field eventos
      BOL - E-mail grátis
    Votação
      Dê uma nota para meu blog