Minha vida de corredor - Eduardo Hanada - 01


5a. Corrida pela vida

5a. Corrida pela vida - Beira mar continental - FLN/SC

Essa foi a 3a corrida na Beira mar continental em menos de um mês. Enquanto ela está fechada para o trânsito de veículos aproveitamos para correr livre e sem preocupações por toda a sua extensão.

O dia amanheceu ideal para se bater um novo record pessoal. Tempo fresquinho, com uma chuvinha bem fina, e praticamente sem vento. Além disso, o percurso é todo plano. E foi com esse objetivo que fui para a corrida. Dessa vez não ia ter desculpas pra não conseguir fazer o meu sub-47 nos 10 Km. Tempo esse que venho perseguindo durante todo o ano.

Chegando ao local da largada logo encontrei alguns amigos “Loucos por corridas” e fomos retirar o chip. O tempo fechou um pouco e começou a chover, mas nada que incomodasse. A largada atrasou um pouco, pois a fila pra entrega dos chips estava grande.

A prova teve duas modalidades de distâncias: 5 Km e 10 Km. Como o percurso de ida e volta tinha 5 Km, os participantes dos 10 Km teriam que fazer duas voltas.  

Na largada, apesar do chip, não havia o tapete para registrar o início, ou seja, seria considerado o tempo bruto da corrida. A minha estratégia dessa vez era ser o mais regular possível dentro da prova, começando em um ritmo mais próximo do meu pace médio e tentando mantê-lo.

Sai um pouco mais atrás e comecei a corrida sem olhar muito para quem estava a minha frente e ao meu lado, mas preocupado sim em manter o pace em torno dos 4:40, que permitiria eu chegar no meu objetivo.

Meu início foi bem tranquilo, sem grandes esforços, e estava me sentindo muito bem. Concluí o 1o Km em 4:30. No Km seguinte consegui manter o pace em 4:32. O melhor de tudo é que estava bem, mas sabia que estava com um ventinho a favor nesse trecho. Chegou o primeiro retorno, que ocorreu em frente ao IF-SC em Coqueiros, e virei junto com o Renato, que me acompanhou um pouco e depois disparou na frente. Ainda assim, o pace se manteve bem no 3o Km, em 4:38. 

Em seguida, entramos novamente na Beira mar continental e por menor que fosse a ação contrária do vento, dificultava o avanço, aumentando a resistência, e consequentemente fez subir o meu pace, indo para 4:52 no 4o Km e 4:50 no 5o Km. Apesar disso me mantive otimista, pois mesmo assim estava conseguindo fazer ultrapassagens em atletas que normalmente chegam na minha frente.

Iniciei então a 2a volta. Novamente no trecho de ida o pace melhorou caindo para 4:42, 4:47 e  4:39, no 6O, 7O e 8O Km, respectivamente. Nesse trecho não tive nenhuma alteração de posição. Consegui me aproximar um pouco de outros atletas que também chegam na minha frente, inclusive o Renato. Fui tentando acompanhá-los de perto para não perder contato, tendo uma motivação a mais na corrida. Mesmo tendo feito o pace de 4:53 no 9o Km (por causa do vento contrário) cheguei um pouco mais perto deles e já sonhava com a possibilidade de alcançá-los. Aguardei até faltar aproximadamente uns 400 metros para tentar um sprint final. Era tudo ou nada, pois eram 4 atletas praticamente juntos.

Prendi a respiração, acelerei e queimei as minhas últimas energias. Consegui passar por todos eles com um enorme sacrifício, sendo que somente o Renato teve gás para recuperação, voltando e chegando um pouco a minha frente. Bastante exausto cravei o cronômetro, mostrando o tempo de 46min28s. O sub-47 eu tinha conseguido, mas restava saber para qual distância. O garmim apontou 9,94 Km. A projeção para os 10 Km seria 46min46s. Finalmente consegui baixar o meu record pessoal nos 10 Km, depois de quase um ano.

Bastante satisfeito recebi a medalha, tomei muita água, muitos iogurtes (acho que uns 4), e comi muitas frutas. Depois assisti a premiação e voltei feliz pra casa por ter conseguido esse novo tempo. Me animei de novo. Agora quero abaixar o tempo na meia maratona, meu próximo desafio.

Não podemos reclamar da vista

Ensaio para a corrida de costas

Quase chegando

Valeu a pena o esforço final

Agora é só alegria

Local: Beira mar continental -  Florianópolis / SC

Horário: 8:30 Hs

Distância: 10 Km   (9,94 Km) 

Inscrição: R$ 23,00
Kit: Número do peito, camiseta e chip 

Tempo: 46min28s
Pace: 4:40 min/Km

Colocação: 7 de 10 (categoria 40-44 anos) 
Colocação: 40
de 92 (masculino) 
Colocação: 43
de 113 (geral)



Escrito por Eduardo Hanada às 22h00
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Histórico
    Outros sites
      Minha vida de Corredor (www.ehanada.zip.net)
      Corridas em Santa Catarina
      Acorsul
      Acorsj
      Ativo
      Fotos Foco Radical
      Fotos Trilhas BR
      Cronoserv
      Chiptiming
      Corville
      Blog Dyego de Campos
      Blog Diego da Costa
      Blog Egomar
      Blog Fabio Namiuti
      Blog Renato Ventura
      Blog Sebastião Santos
      Blog do Totó
      Blog Guilherme Preto
      Blog Enio Augusto
      Erunner
      Calculos e Indices
      Track and Field eventos
      BOL - E-mail grátis
    Votação
      Dê uma nota para meu blog