Minha vida de corredor - Eduardo Hanada - 01


Corrida Rustica PRF 50 anos - FLN /SC

Corrida Rustica PRF 50 anos - FLN/SC

Menos de 24 horas depois da última corrida lá estava eu (o Ênio também), participando da 8a etapa do ranking da ACORSJ – Corrida Rústica PRF 50 anos. Corrida promovida também para comemorar os 50 anos da Polícia Federal.

Uma grande estrutura e grande arsenal de veículos, entre carros, motos e até um helicóptero, ficaram em exposição na arena próximo a largada, onde pudemos tirar várias fotos. Antes da corrida também passei por um posto de pesagem para poder medir a perda hídrica na corrida, registrando o peso inicial de 73 Kg.

O tempo estava bom, mas o vento da beira mar continuava por lá. E boa parte do percurso foi semelhante ao da corrida anterior. Apesar de saber que seria uma meta difícil pelas circunstâncias queria fazer o meu sub-47min nos 10 Km.

A corrida contava as distâncias de 5 Km e 10 Km, cujo percurso seria de 1 e 2 voltas respectivamente. Houve um pequeno atraso na largada e à medida que o tempo avançava o sol se tornava mais presente. Com uns 20 minutos de atraso foi dada a largada. Dessa vez eu estava decidido a não forçar muito na saída e tinha jurado me controlar.

Mesmo assim o 1oKm para mim sempre é o melhor. Passei com o pace de 4:34. Dessa vez bem mais controlado que no dia anterior que tinha passado a 4 min/Km. Ainda no 2o Km estava com o vento a favor e consegui manter um bom ritmo (4:39) indo no sentido do local onde trabalho, IF-SC reitoria, em Coqueiros. Nesse ponto era o retorno, onde aproveitei para tomar um copo de água. No 3o Km o ritmo já não era o mesmo (4:46), mas também não era nada catastrófico.

Cheguei então novamente a beira mar continental e por mais que me esforçasse não conseguia vencer a luta contra o vento e isso fez com que o meu retorno da 1a volta elevasse o pace do 4o e 5o Km para 5:02 e 5:00, respectivamente. Mais um copo de água e comecei a 2a volta, novamente com o vento a favor.

O pace caiu um pouco novamente ficando em 4:50 e 4:54 no 6o e 7o Km. Pelo menos estava abaixo dos 5 min/Km. Ao passar pelo ponto de retorno recebi uma pulseira que na chegada servia para comprovar a passagem por aquele ponto na prova de 10 Km. Agora faltava pouco, mas o sol já bem quente e o vento contra não dava trégua. A essa altura sofri algumas ultrapassagens, mas por outro lado consegui fazer algumas também. No 8o Km ainda mantive o pace em 4:58, mas no 9o Km não teve jeito e ele foi para 5:02.

Agora faltava somente 1 Km, pelo menos era o que eu imaginava. Pelas minhas parciais já tinha percebido que a marca sub-47min seria impossível. Mesmo assim, sempre nos últimos metros eu tento um sprint final, ainda mais se tiver como alcançar alguém ainda nos metros finais. E foi o que fiz, consegui recuperar uma posição e cheguei forte gastando as minhas últimas energias.

Cravei o cronômetro e para minha surpresa vi o tempo de 46min40s. De onde eu teria tirado tanto tempo pra chegar nesse tempo? Aí lembrei de verificar a distância do GPS: 9,62 Km. É, não tinha sido dessa vez. Com os metros que faltavam para os 10 Km meu tempo seria acima de 48 min. Tá difícil baixar esse tempo, mas uma hora eu chego lá.

Antes de me hidratar, passei novamente pelo posto de pesagem e verifiquei o meu peso, 71,9 Kg, ou seja, tinha perdido 1,1 Kg de líquido durante a corrida. Tinha que repor isso em seguida, e foi o que fiz. Acho que até mais. Missão cumprida. Agora só faltam mais 2 etapas para o fechamento do ranking ACORSJ 2011.

Beira mar Continental - dobradinha no final de semana

Bom número de participantes

Exposição dos veículos da Polícia Militar

Pesagem inicial para medir a perda hídrica da corrida

Agora só descansando

Local: Beira mar continental -  Florianópolis / SC

Horário: 9:00 Hs

Distância: 10 Km   (9,62 Km) 

Inscrição: R$ 21,00
Kit: Número do peito, camiseta e 2 barras de cereais 

Tempo: 46min40s
Pace: 4:51 min/Km

Colocação: 9 de 15 (categoria 40-44 anos) 
Colocação: 67
de 127 (masculino) 
Colocação: 72
de 148 (geral)



Escrito por Eduardo Hanada às 15h48
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




1a. Volta do Balneário - FLN/SC

1a. Volta do Balneário - FLN/SC

Esse final de semana tinha dobradinha de corridas, e como sempre, uma no sábado à tarde e a outra no domingo de manhã. Melhor que a de sábado era somente de 5 Km.

Grande expectativa para essa corrida. Era a oportunidade de tentar consolidar um tempo abaixo de 23 minutos em uma prova de 5 Km. Meu objetivo era chegar em 22min30s. Para conseguir isso eu precisaria  manter uma pace em torno de 4:30 ao longo de todo o percurso, coisa que eu só tenho conseguido manter até o 3o Km.

Saí um pouco mais cedo de casa para pegar o kit da Corrida de domingo no parque de Coqueiros. Lá encontrei o Sebastião e o Ênio, que depois seguiu comigo para a corrida da Volta do Balneário.

Chegando lá, retiramos o kit, que era composto de uma sacola com squeeze e uma camiseta regata de algodão. Para essa prova era obrigatório o uso da camiseta do evento. Ainda bem que eram somente 5 Km, pois o dia estava quente e a malha não era muito apropriada para correr.

Inicialmente, às 16:00, foi dada a largada para a caminhada com aproximadamente 20 atletas participando. Após uns 10 minutos foi a vez do pessoal da corrida de 5 Km. Eu estava decidido e planejado em tentar manter o pace em 4:30 mesmo em todo o percurso e para isso precisaria dosar nos quilômetros iniciais.

Conforme planejado antes da corrida, fiz tudo errado novamente. Larguei pensando que estava indo bem tranquilo durante o 1o Km. Aparentemente eu estava razoavelmente confortável, mas logo descobriria que não estava tanto assim. Ao completar o 1o Km olhei para o relógio que registrou um pace de 4:00. Por um lado fiquei contente, mas aí lembrei que isso era um dos melhores tiros que eu já havia dado. Ressalto  que o vento nesse trecho era forte e estava a meu favor.

Uma vez que estava com um crédito de tempo poderia e deveria reduzir o ritmo na sequência, mas tentando manter no pace médio de 4:30. Foi o que consegui no 2o Km, ainda com o vento a favor. Agora só faltavam mais 3 Km, mas que para mim foram uma eternidade.

O 3o Km, já pegando um trecho na volta com o vento forte contra, o pace subiu para 4:51. O meu nível de esforço já estava no máximo. E ainda estava com esperanças de chegar no meu tempo objetivo.

Aí veio o banho de água fria. Nunca imaginei que o vento contra poderia comprometer tanto a minha corrida. Além de eu estar já no meu limite, me exigia um esforço cada vez maior. A essa altura a idéia de parar e continuar andando foi ficando cada vez mais forte. Puxa, mas andar em uma corrida de 5 Km não estava no meu script. Consegui a duras penas continuar trotando, mas já com um ritmo quebrado. Resultado, pace de 5:22 no 4o Km.

O 5o e último Km não foi diferente, porém o percurso entrou por várias ruas cortando um pouco a ação contrária do vento. Como já vinha bastante desgastado, não havia muito mais o que fazer. Ainda consegui completar esse Km final em 4:59. Curioso foi que o GPS fechou os 5 Km exatamente embaixo do portal de chegada. Medição exata.

Completei a prova em 23min48s. Graças aos dois últimos quilômetros meu tempo foi muito além do que eu almejava. Fiquei um pouco decepcionado comigo mesmo, mas tem dias que o nosso rendimento não acompanha a nossa expectativa. Fica para a próxima.

Após muita água para hidratação, aproveitei que havia uma tenda de massagens e fui dar uma relaxada nas pernas. Fiquei mais um pouco para assistir a premiação, mas como demorou muito só vi parte dela. Tinha que descansar para o dia seguinte, pois teria outra prova logo de manhãzinha.

Renato divulgando e promovendo a grande Corrida de Angelina

Devidamente uniformizado para o corrida

Ao fundo o nosso cartão postal

O vento estava tão forte que me empurrou lá pra trás

Finalmente cheguei. 5 Km cravados.

Recurso panorâmico da câmera da Marta

Local: Balneário do Estreito -  Florianópolis / SC

Horário: 16:00 Hs

Distância: 5 Km   

Inscrição: R$ 30,00
Kit: Número do peito, camiseta e squeeze 

Tempo: 23min40s
Pace: 4:46 min/Km

Colocação: 6 de 20 (categoria 40-44 anos) 
Colocação: 40
de 104 (masculino) 
Colocação: 44
de 156 (geral)



Escrito por Eduardo Hanada às 15h33
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Histórico
    Outros sites
      Minha vida de Corredor (www.ehanada.zip.net)
      Corridas em Santa Catarina
      Acorsul
      Acorsj
      Ativo
      Fotos Foco Radical
      Fotos Trilhas BR
      Cronoserv
      Chiptiming
      Corville
      Blog Dyego de Campos
      Blog Diego da Costa
      Blog Egomar
      Blog Fabio Namiuti
      Blog Renato Ventura
      Blog Sebastião Santos
      Blog do Totó
      Blog Guilherme Preto
      Blog Enio Augusto
      Erunner
      Calculos e Indices
      Track and Field eventos
      BOL - E-mail grátis
    Votação
      Dê uma nota para meu blog