Minha vida de corredor - Eduardo Hanada - 01


18a. Mini Maratona Santos Dumont - FLN / SC

18a. Mini Maratona Santos Dumont - FLN / SC

Essa foi a minha 3a participação na Mini-maratona Santos Dumont, geralmente realizada na Semana da Asa na Base Aérea de Florianópolis. Porém, dessa vez ficou para duas semanas depois.

Como não havia tido muita divulgação imaginei que não haveria muitos participantes. Ainda bem que estava enganado. Acho que pela própria tradição da corrida e por ela ser gratuita atrai bastante gente.

A largada foi dada às 16:00 com aproximadamente 120 atletas. O percurso foi alterado em relação aos dois anos anteriores. Dessa vez largamos primeiro em direção ao morro, que por sua inclinação mina boa parte dos atletas. Imaginei que fosse melhor dessa forma, pois estaríamos inteiros ainda no início para encarar essa grande subida. Realmente foi mais tranquilo encarar essa encrenca não no final da corrida. Consegui até fechar o 1o Km em 4:41. Nem acreditei.

Por outro lado, descobri mais tarde que o esforço inicial prejudicaria todo o restante da minha corrida. No retorno do morro o tempo do 2o Km já tinha subido para 5:14. O Paulo passou por mim nesse retorno, e eu tentei acompanhá-lo. Mas logo após o 2o Km, quando passávamos pelo ponto da largada ele parou e eu perdi o meu referencial. Percebi que tinha me esforçado mais que o normal e isso me custaria muito caro mais tarde. Fechei o 3o Km em 4:48.

Agora o percurso seria praticamente todo plano. Não deveria exigir tanto esforço e eu imaginava conseguir manter o meu ritmo normal com paces abaixo de 5 min/Km.

Não foi o que aconteceu. O forte calor e o grande esforço inicial me fizeram bem mais lento a partir de então. Além disso, corrida de sábado a tarde sofre reflexos do almoço, deixando a gente mais pesado.

Seguíamos em direção a entrada da base aérea. Devido ao sol que estava fazendo, os atletas buscavam uma sombrinha que às vezes a vegetação proporcionava. Eu corria, mas parecia que não estava rendendo. Mal tinha passado do 3o Km e estava tão cansado como se tivesse corrido uns 20 Km. Meu pace tinha se elevado para 5:09, 5:09 e 5:05 no 4o, 5o e 6o. Km, respectivamente. E estava no limite dos meus esforços.

Ainda bem que tivemos um ponto de água bem gelada para refrescar próximo do 5o Km. No retorno avistei o Paulo novamente que vinha chegando. Não demorou muito e ele emparelhou comigo. Eu já estava preste a diminuir mais ainda o ritmo, mas ele foi me incentivando, não deixando eu desistir. Correndo sozinho com certeza meu pace subiria.

O ritmo no 7o Km e 8o Km ficaram em 5:04 e 5:07 por Km. Já estava novamente com a boca extremamente seca e com o coração batendo acima de 180 bpm. O Paulo me acompanhando, aconselhava sobre a minha respiração, mas a essa altura do campeonato eu estava respirando por onde e como era possível.

Meu tempo já sabia que não seria dos melhores, então como último objetivo na corrida foquei um atleta que estava a minha frente. Durante os últimos quilômetros ele se manteve praticamente no mesmo ritmo que eu, porém um pouco mais à frente. No 9o Km (5:01) tentei chegar um pouco mais próximo dele, mas a distância ainda era grande. No ritmo que eu estava não daria tempo.

Novamente o Paulo me deu um empurrão e me disse que se eu tinha chegado até ali tinha que ir buscar aquela posição. Eu pensei, agora posso queimar todas as reservas, pois já avistava a chegada. Acelerei tudo que podia e num grande esforço, agora com o coração batendo a 190, consegui fazer a ultrapassagem, faltando pouco mais de 100 metros para o final.

Cheguei forte demais e após o término fiquei até enjoado. Fechei a corrida com 48min02s. Um pouco melhor em relação ao ano passado cujo tempo foi de 48min49s. Uns 6 copos de água foram necessários para me re-hidratar e mais algumas frutas para repor as energias.

Aquecendo e tirando umas fotos

Loucos por Corridas em massa

Depois de encarar o super morro

Premiação lotada

Local: Base Aérea de Florianópolis / SC

Horário: 16:00 Hs

Distância: 10 Km (9,60 Km)  

Inscrição: Gratuita
Kit: Número do peito 

Tempo: 48min02s
Pace: 5:01min/Km

Colocação: 7 de 11 (categoria 40-44 anos) 
Colocação: 45
de 85 (masculino) 
Colocação: 47
de 117 (geral)



Escrito por Eduardo Hanada às 21h41
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Histórico
    Outros sites
      Minha vida de Corredor (www.ehanada.zip.net)
      Corridas em Santa Catarina
      Acorsul
      Acorsj
      Ativo
      Fotos Foco Radical
      Fotos Trilhas BR
      Cronoserv
      Chiptiming
      Corville
      Blog Dyego de Campos
      Blog Diego da Costa
      Blog Egomar
      Blog Fabio Namiuti
      Blog Renato Ventura
      Blog Sebastião Santos
      Blog do Totó
      Blog Guilherme Preto
      Blog Enio Augusto
      Erunner
      Calculos e Indices
      Track and Field eventos
      BOL - E-mail grátis
    Votação
      Dê uma nota para meu blog