Minha vida de corredor - Eduardo Hanada - 01

Corrida Potecas - São José / SC

Feriado no meio da semana e os planos era fazer um treino pela Beira mar. Pensando um pouco melhor, porque não participar de mais uma corrida e conhecer mais um local de São José ? Decidido praticamente de última hora lá fui eu para o Bairro Potecas em São José para mais uma corrida de 7 Km.

O difícil foi chegar por lá, muitos morros e um caminho meio confuso e tortuoso. Mas felizmente achei o local, em frente à igreja de Potecas. Já estava bem cheio de crianças, afinal era Dia das Crianças. Todas bem animadas e com brilho nos olhos para participarem das corridas. Como se tratava de um evento festivo havia muitas guloseimas, cachorros-quentes e sucos para todos.

A largada dos adultos foi por volta das 16:30. Dessa vez eu não tinha a mínima idéia do percurso, mas já haviam me avisado que seria com alguns morros. Na pior das hipóteses serviria para um bom treino de subidas. Aproximadamente 30 atletas largaram. Eu já estava preocupado em não chegar por último. Só tinha feras participando.

Larguei aparentemente forte para os meus padrões, mas mesmo assim fui ficando para trás, sendo ultrapassado principalmente no 1o Km. Isso porque corri em um pace de 4:19. Continuei tentando manter o ritmo, mas agora já não sendo mais ultrapassado. Também acho que já estava em quase último, pois até a sirene da polícia eu já estava ouvindo.

Meu 2o Km foi para 4:36. A partir daí as coisas começaram a complicar, um morro que não tinha mais fim no 3o Km. Segui devagar, mas sem andar.  Consegui me aproximar de alguns outros atletas. Às vezes eu fico pensando se não vale mais a pena subir andando...  Até fiquei um pouco surpreso por ter fechado esse quilômetro com 5:16, pensei que o pace tivesse subido mais.

Na sequência, como não havia caminhado, consegui a começar a fazer algumas ultrapassagens, pois esse morro tinha detonado muita gente. E ainda pela frente teria alguns outros menores. Nos quilômetros que se seguiram o pace voltou para a casa dos 4:59 (4oKm), 4:56(5oKm) e 5:02(6o Km). Um ponto legal nessa corrida foi o apoio de perto do pessoal nas ruas. Como o percurso era pelos bairros, muita gente acompanhava e incentivava os atletas. Ouvi um comentar que eu não iria aguentar, mas isso só me deu  mais motivação.

Chegando no 7o Km já estava razoavelmente satisfeito pelo desempenho na corrida, mas ainda tive que encarar mais um morrinho pra finalizar, e apesar de ser sofrido me permitiu mais duas ultrapassagens no final. Fiquei mais contente, pois não estava mais ouvindo o barulho da sirene !!!

Cheguei forte concluindo a prova em 34min48s para um percurso com distancia de 7,150 Km, com altos e baixos (morros). Na chegada tinha muita água, frutas, suco, pipoca e até cachorro-quente pra matar a fome.

Recomposto sobrou até um troféu e um certificado pra mim. Era um bonito troféu. Esse meu treino valeu o dia.

Festa das crianças

Futuros campeões

Cadê os outros Loucos por Corridas ???

A moto com a sirene fechando a corrida

Local: Potecas - São José/SC

Horário: 16:00 Hs

Distância: 7 Km (7,15 Km)

Inscrição: R$ 15,00
Kit: Número do peito

Tempo: 34min48s
Pace: 4:52 min/Km

Colocação: 3 de 4 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 16
de 27 (masculino)
de 29 (geral)

Escrito por Eduardo Hanada às 23h25

8a. Corrida da Criança - Abraão

8a. CORRIDA DA CRIANÇA - ABRAÃO

Em menos de 24 horas depois da última corrida e uma semana depois da minha primeira maratona lá estava eu participando da 8a Corrida das Crianças, no Abraão. Essas corridas, promovidas pelo Analto enquanto eu puder não vou deixar de participar. E espero que o meu filho tome gosto novamente em participar.

Havia muitas crianças participando, pois era um evento para elas. Com muitos lanches, doces e refrigerantes elas correram e fizeram a festa.

Eu queria novamente baixar o meu tempo nessa corrida que ainda se mantém em 27min14s, obtido na mesma corrida um ano antes.

A largada foi dada próximo das 16hs com quase 40 atletas. Optei por fazer uma corrida mais tranquila. Essa é aquela que logo nos primeiros metros já enfrentamos uma bela de uma subida de perder o fôlego. Vi muita gente disparando na minha frente e me senti quase o último. Me acompanhando durante toda a corrida foi o meu amigo Sebastião. Eu correndo no maior esforço e ele seguindo tranquilo.

Meus primeiros 2 Km até que foram razoáveis, pois apesar do tempo gasto na subida, teve a parte da descida que deu para descontar um pouco, fechando em 4:30 e 4:44. A partir daí o fôlego já estava me limitando, mas mesmo assim fui conseguindo fazer algumas ultrapassagens, sempre puxado pelo Sebastião. Se eu tivesse sozinho teria levado mais na boa.

No 3o Km, fechado em 4:54, já dava pra perceber a queda no ritmo. Essa corrida apesar de curta é cheia de altos e baixos o que não nos permite manter um ritmo constante. No Km seguinte voltei a forçar um pouquinho e o pace caiu novamente para 4:47.

Mas o pior estava por vir, os últimos trechos, com uma enorme subida para vencer. Nada de andar. Corri bem devagar mais corri. Porém, diante desse obstáculo meu tempo no 5o Km foi para 5:26. Depois disso era só mais alguns metros e ganharia a descida final que quando avistada é um grande alívio.

Desci forte tentando acompanhar o Sebastião, que me esperou para chegarmos juntos. Mas cheguei tão cansado que esqueci até de fechar o tempo de chegada. Mais tarde eu viria, a saber, que fora 27min55s. Bem longe da minha melhor marca no ano passado. Fica para a próxima.

Na chegada comi algumas frutas, tomei água e rolou até uma Coca-cola. Depois as já tradicionais premiações, dessa vez com uns poucos representantes dos “Loucos por Corridas”. A Carla foi vice-campeã na geral feminina, o Sebastião foi campeão na categoria, e eu fiquei com a 4a colocação na minha categoria.

Essas crianças começando cedo

Aguardando a largada

Chegando junto com o Sebastião

Clécio, Raliton e Analto

Local: Abraão - Florianópolis/SC

Horário: 16:00 Hs

Distância: 5 Km (5,75 Km)

Inscrição: R$ 10,00
Kit: Número do peito

Tempo: 27min55s
Pace: 4:51 min/Km

Colocação: 4 de 5 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 17
de 36 (masculino)
de 38 (geral)

Escrito por Eduardo Hanada às 20h07

Corrida Coruja - Jurerê - FLN/SC

CORRIDA CORUJA - JURERÊ - FLN/SC

Depois de uma semana de recuperação da Maratona da Caixa de Santa Catarina, decidi participar da Corrida Coruja meio em cima da hora. Estava na dúvida entre fazer 5 Km ou 10 Km. Como ainda não estava me sentindo 100% optei pela corrida de 5 Km mesmo.

O objetivo dessa vez era terminar os 5 Km em menos de 23 min. Esse era o tempo aproximado que eu conseguia antes de começar a treinar para a maratona.

Essa é uma das poucas corridas realizadas a noite aqui na região. Foi realizada em Jurerê com a largada realizada próximo das 20 horas. Caía uma pequena garoa no momento da corrida, mas que serviu mais pra refrescar do que prejudicar a corrida.

Mais de 150 atletas, distribuídos nas categorias de 5 Km e 10 Km participaram do evento. Todos receberam o kit com uma camisa preta de manga comprida X3, uma pulseira luminosa e o chip. Achei estranho que somente os atletas dos 10 Km receberam o número do peito. Quem participou da corrida de 5 Km não tinha. Menos mal que tinha o chip para controle.

Tentando cumprir o meu objetivo, larguei meio forte, imaginando que seria uma prova curtinha. Essa euforia não durou mais que os primeiros 2 Km, concluídos respectivamente em 4:14 e 4:29. A partir daí a minha corrida começou a ser extremamente sofrida. Tentando não diminuir o ritmo fui forçando a respiração, e o esforço se tornava castigante.

A vontade de parar e descansar um pouco era enorme. Acho que não estava mais acostumado a correr nesse ritmo mais forte por conta da preparação para a maratona. No 3O Km consegui concluir com 4:47. Com isso já ficaria difícil conseguir o meu melhor tempo nessa distância, ainda mais que já me sentia exausto.

Normalmente nesses momentos finais da corrida eu conseguiria dar uma forçadinha e melhorar um pouco o pace, principalmente no último Km, mas dessa vez não teve jeito. Não estava com condições nem de dar um sprint final. Fechei o 4o Km com 4:54. A partir daí só faltaria mais 1 Km que acabou sendo mais rápido do que eu imaginava, pois foram somente mais 500 metros. Ou seja, o percurso tinha no total 4,5 Km.

Tinha ficado contente com o meu tempo de 20min50s, excelente pra mim se fossem exatos 5 Km. Mas depois confirmei com o Garmin os 4,5 Km. O pessoal chegava comemorando os excelentes tempos, mas essas diferenças aproximadas de 0,5 Km e 1 Km nas distâncias nas provas de 5 Km e 10 Km respectivamente, são bastante significativas e fazem a diferença. Minha projeção de tempo para os 5 Km ficaria em torno de 23min18s.

Aguardei a premiação do pessoal e os sorteios. Eu não tive sorte, mas o nosso amigo Mário ganhou um tênis novinho no sorteio. Que beleza. Um dia chega a minha vez.

Já nas premiações, ao invés dos tradicionais troféus, foram dados certificados e uma pena simbolizando a pena da Coruja. Apesar de ser original, causou uma certa decepção entre os participantes. Acho que os troféus, como descrito no regulamento, teriam sido mais bem aceitos mesmo. Além disso, foi sentida a falta de premiação e número de peito para a categoria de 5 Km, como nas outras edições.

Objetivo não cumprido, apesar de um percurso bastante favorável e plano. Agora vai ficar para a próxima.

Fila para retirada do kit

Pessoal do IF-SC - Luiz Felipe e Queiroz

Depois da chegada

Mário comemorou mais o tênis que ganhou no sorteio que o resultado da corrida.

Local: APCEF/SC - Jurerê

Horário: 20:00 Hs

Distância: 5 Km (4,5 Km)

Inscrição: R$ 37,10
Kit: Camiseta X3 manga longa, pulseira luminosa e chip (Não teve número do peito para os 5 Km)

Tempo: 20min50s
Pace: 4:38 min/Km

Colocação: 3 de 8 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 16
de 51 (masculino)
Colocação: 17
de 91 (geral)

Escrito por Eduardo Hanada às 20h01

[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]

Histórico
    Outros sites
      Minha vida de Corredor (www.ehanada.zip.net)
      Corridas em Santa Catarina
      Track and Field eventos
      BOL - E-mail grátis
    Votação
      Dê uma nota para meu blog