Minha vida de corredor - Eduardo Hanada - 01


II Corrida Unimed 40 anos - Florianópolis / SC

II Corrida Unimed 40 anos - Florianópolis / SC

 

Com essa Corrida Unimed 40 anos completei dois anos de participações em corridas de rua. É muito gratificante pensar que apesar dos vários percalços encontrados nessa jornada, consegui me manter na prática desse esporte, que só tem feito bem para a minha saúde: perda de muitos quilos, aumento do colesterol bom, redução do colesterol total, diminuição do índice de gordura, ajuste da pressão, que era alta, melhor condicionamento físico, mais disposição, e até melhora na imunidade contra a gripe (não me gripei mais depois que comecei a correr, e antes eram pelo menos duas vezes ao ano). Tudo isso sem contar nos vários outros benefícios como melhora da auto-estima, visita a novas cidades e as novas amizades.

A corrida tinha as categorias para 5 e 10 Km. Queria melhorar o meu tempo que há tempos não conseguia. Foquei em terminar os 10 Km abaixo dos 47 min. Nesse ano ainda quero chegar nos 45 min.

Domingo de manhã e amanheceu chovendo. Uma pena, pois essa corrida fazia parte de um evento maior com várias atrações promovida pela Unimed, inclusive para crianças. Isso deve ter feito muitas pessoas desistirem de ir, mas quem foi se deu bem. Um pouco antes da corrida a chuva parou e o dia ficou muito bonito.

Mais uma corrida com chip. Acho que essa tendência está ganhando força nas corridas por aqui. A largada foi dada às 8 horas, partindo do Trapiche em direção ao Terminal Rodoviário. Pela primeira vez larguei no pelotão da frente, pois por acaso estava lá na hora da largada. Bom para sair na foto. O problema é que eu só fui ultrapassado e praticamente não passei ninguém.

Apesar de sair na frente, larguei moderadamente e querendo fazer os meus quilômetros abaixo de 4min45s, pois o percurso era todo plano. No início foi bem tranqüilo, pelo menos aparentemente, e fechei os 2 Km em praticamente 7min54s. Eu tinha perdido a marcação do 1º Km, mas imaginei que essa distância estava errada, pois esse tempo seria impossível para mim, ainda.

No primeiro posto de água passei direto, concentrado em conseguir manter o meu ritmo. Agora já tinha feito o retorno próximo ao terminal rodoviário e seguia em direção ao Angeloni da Beiramar Norte. O percurso eu não me canso de apreciar, pois a vista é muito linda em toda a sua extensão.

De olho no cronômetro fui acompanhando os meus paces. As placas de sinalizações de quilometragem a partir do 2º Km parecem que já estavam normalizadas, e do 3o. até o 6o. Km os meus paces ficaram em 4:33 / 4:45 / 4:46 / 4:39, conseguindo me manter dentro dos meus planos. Nesse ponto peguei um copo de água para refrescar e me hidratar.

Como sempre a segunda parte da corrida é mais cansativa e o rendimento caiu um pouco nos quilômetros que se seguiram. Com a posição praticamente definida na corrida, só me restava tentar baixar o meu tempo e fazer alguma ultrapassagem em um sprint final. Os paces a essa altura já estavam mais alto que os 4:45 min/Km que havia programado: 4:49 (7o.Km) / 4:47 (8o. Km) / 4:56 (9o. Km). No quilômetro final decidi gastar as reservas pelo menos para fazer uma última ultrapassagem. E consegui nos últimos metros, completando a corrida em 45min52. Confirmando com alguns amigos que tem GPS verificou-se que o percurso tinha 9,78 Km, porém mesmo assim, o tempo projetado (46min58s) ficaria abaixo dos 47min planejado. Missão cumprida.

Após a corrida, devolvi o chip, peguei a medalha, me hidratei e comi algumas frutas. E como a Unimed estava oferecendo alguns serviços laboratoriais, aproveitei para verificar pressão, glicemia, índice de massa corporal e circunferência abdominal. Tudo dentro da normalidade. Posso continuar a correr por mais algum tempo.

Ainda teve muitas outras atrações no ambiente projetado pela Unimed em comemoração aos seus 40 anos, mas tive que ir embora. Muito bom o evento e tomara que se repita nos próximos anos.

Nem a chuvinha no início da manhã assustou os atletas

A vantagem de estar na frente é sair na foto. A desvantagem é não ultrapassar ninguém.

Completando os primeiros 4 Km. A chuva parou.

Sprint final pra tentar abaixar o tempo

Todos devidamente recompensados

Vai uma água, aí ?

Relax merecido

Local: Trapiche - Beiramar Norte - Florianópolis / SC
Horário: 8h00min

Distância: 10 Km (9,78 Km) 

Inscrição: R$ 33,50
Kit: Camiseta, squeeze, revista e Número do peito

Tempo: 45min52s
Pace: 4:41 min/Km

Colocação: 6 de 26 (categoria 40-44 anos) 
Colocação: 46
de 173 (masculino)
Colocação: 49
de 210 (geral)



Escrito por Eduardo Hanada às 22h17
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Histórico
    Outros sites
      Minha vida de Corredor (www.ehanada.zip.net)
      Corridas em Santa Catarina
      Acorsul
      Acorsj
      Ativo
      Fotos Foco Radical
      Fotos Trilhas BR
      Cronoserv
      Chiptiming
      Corville
      Blog Dyego de Campos
      Blog Diego da Costa
      Blog Egomar
      Blog Fabio Namiuti
      Blog Renato Ventura
      Blog Sebastião Santos
      Blog do Totó
      Blog Guilherme Preto
      Blog Enio Augusto
      Erunner
      Calculos e Indices
      Track and Field eventos
      BOL - E-mail grátis
    Votação
      Dê uma nota para meu blog